Projeto UCA: O futuro está chegando!

AUTOR: RONALD

Projeto UCA: O futuro está chegando!

UCA, ou Um Computador por Aluno, é uma iniciativa do Governo Federal que pretende levar a tecnologia até as salas de aulas e melhorar o aprendizado e facilitar o acesso ao mundo digital.

Durante uma visita a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia realizado em Vitória-ES, eu pude observar diversas tecnologias e ideias que tinham o objetivo de ajudar e melhorar a vida da população e ao passar no estande da SEDU observei a existência de um notebook com um visual um pouco diferente do normal e ao ser atendido fiquei sabendo que se tratava do projeto UCA (Um Computador por Aluno) e que em breve deve chegar a as escolas de diversos municípios.

Sobre o projeto:

O projeto UCA ou PROUCA (Programa Um Computador por Aluno) tem o objetivo de ser um projeto educacional que utiliza a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento da área da educação do nosso país. O projeto UCA possibilita utiliza um sistema conhecido como "um para um", que permite o aluno acessar os recursos didáticos e tecnológicos sempre que necessitar e assim complementando cada vez mais o seu aprendizado.

Computador a ser utilizado pelos alunos

 

Atualmente essa iniciativa já beneficia algumas escolas e futuramente o UCA deve chegar a diversas escolas ao redor do país. E em 2010, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) adquiriu e distribuiu cerca de 150 mil equipamentos para 300 escolas rurais e urbanas, em todas as regiões do país.

Características

A empresa responsável pela fabricação dos computadores do projeto UCA é a CCE e cada computador sai por cerca de R$550,00. Abaixo você confere as especificações do computador:

  • Tela de cristal líquido de sete polegadas;
  • Capacidade de armazenamento de 4 gigabytes;
  • 512 megabytes de memória;
  • Bateria com autonomia mínima de três horas;
  • Conexão wireless;
  • Sistema operacional de código livre (Linux);
  • Peso de 1,5 kg.

Sistema operacional

Algo que em pude notar durante a minha visita a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia era que os computadores do projeto UCA possuem como sistema operacional uma distribuição Linux e uma suíte de aplicativos de código aberto.

Infelizmente não foi possível identificar qual distribuição Linux é utilizada, mas acredito que seja uma versão do Linux Educacional modificado especialmente para esse dispositivo.

Processamento

O processador utilizado é um Intel Atom, um processador razoável e muito utilizado em alguns notebooks.

A escolha desse processador indica que esse notebook é de fato para fins educacionais e é ideal para tarefas que utilizam aplicativos e recursos que não exijam uma enorme quantidade de processamento e deve garantir uma boa duração da bateria, cerca de 3 horas.

Os tablets também estão a caminho!

Também foi relatado durante a minha visita ao estande que em breve os professores receberão tablets para auxiliarem no rendimento das aulas.

Os tablets serão fabricados pela emprese CCE e rodarão uma versão do sistema operacional Android e ainda contam com uma espécie de capa protetora.

Infelizmente não foi disponibilizado as especificações técnicas do dispositivo ou qual versão do Android esse tablet rodará, mas em breve deverá ser anunciado mais detalhes sobre essa outra iniciativa.

Um iniciativa de futuro

Essa iniciativa é sem dúvida uma ótima aposta no desenvolvimento da área da educação e uma oportunidade para aumentar o acesso a novas tecnologias com o intuito de aumentar a produtividades e o aprendizado.

Essa foi uma pequena análise do que eu pude observar sobre o UCA durante a minha visita a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, espero que tenham gostado da análise e até a próxima!

 

 

FontesSite oficial do UCA, site da Universidade Federal do Ceará, site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Portal do MEC.