#DICAS PARA LINUX: Steam OS no Ubuntu

AUTOR: RONALD

Steam OS no Ubuntu

Rode uma sessão do Steam OS direto no Ubuntu e tenha uma prévia dos recursos do Steam OS.

O Steam OS foi anunciado recentemente pela Valve e se encontra em uma versão beta que foi disponibilizada gratuitamente na internet. Porém, instalar o Steam OS requer alguns procedimentos complexos e que exigem um bom conhecimento por parte dos usuários e para aqueles que querem ter a experiência proporcionada por esse novo sistema sem ter que formatar o HD e seguir tutoriais extensos de instalação, ensinaremos hoje a instalar uma sessão do Steam OS que permite simular o novo sistema operacional da Valve no Ubuntu e outros derivados.

Como funciona

Primeiramente uma breve explicação, o novo sistema operacional da Valve é baseado no Debian 7 e vem com uma sessão chamada SteamOS que é uma espécie de modo Big Picture e nesse tutorial você vai aprender a instalar essa seção SteamOS no Ubuntu e outros derivados do Debian.

Arquivos necessários

Para instalar a sessão do Steam OS será necessário baixar dois pacotes e possuir o Steam instalado:

  • SteamOS Modes witch Inhibitor - (Sistema operacional de 32 bits):

Para sistemas operacionais de 64 bits use as opções abaixo:

 

  • SteamOS Compositor - (Sistema operacional de 64 bits)

  • SteamOS Modes witch Inhibitor - (Sistema operacional de 64 bits)

  

OBS: neste tutorial utilizaremos o Ubuntu 13.10 de 32 bits e o nome dos arquivos pode variar dependendo da arquitetura do sistema operacional instalado.

Instalação

Primeiramente, deve-se ter o Steam instalado no computador e se você não tiver basta baixar e instalar pelo link que deixamos acima e em seguida baixe os dois pacotes. Após ter baixado os dois pacotes, de acordo com o tipo de sistema operacional instalado em sua máquina, vamos iniciar a instalação do primeiro pacote, o SteamOS Compositor:

Abra o arquivo “steamos-compositor_1.14+bsos1_i386.deb”:

Note que o arquivo foi aberto pela Central de programas do Ubuntu e devemos selecionar a opção Instalar e aguardar o término da instalação:

Após a instalação do primeiro pacote, vamos iniciar a instalação do segundo e para isso vamos abrir o arquivo “steamos-modeswitch-inhibitor_1.8+bsos1_i386.deb”:

Note que este também foi aberto pela Central de programas do Ubuntu e devemos selecionar a opção Instalar e aguardar o término da instalação:

Após a instalação, iremos iniciar a cessão do Steam OS e conferir se tudo foi instalado corretamente e para isto vamos selecionar a opção “Encerrar Sessão”:

Após encerrar a sessão, aparecerá um setor para a seleção da conta de usuário a ser iniciada:

Primeiro selecionamos o usuário do computador que queremos usar e selecionamos a opção destacada abaixo:

Em seguida irá aparecer um setor onde podemos escolher o tipo de sessão que iremos usar, note que haverá a seção normal do Ubuntu e a seção do Steam OS, devemos selecionar a sessão do Steam OS conforme a imagem abaixo:

Após selecionar o tipo de sessão, devemos entrar com a conta de usuário do computador selecionada anteriormente:

Aguardamos alguns segundos, para o sistema iniciar e em seguida é só configurar com sua conta no Steam e aproveitar uma vasta biblioteca de jogos disponíveis para o Linux:

Note que apenas o Steam é iniciado, o que acaba liberando bastante recursos e que acaba aumentando consideravelmente o desempenho do seu computador ao executar um jogo. E o sistema é reconhecido como se o Steam OS estivesse instalado no computador. E para sair desse modo, é só você selecionar a opção SAIR e em seguida a opção REINICIAR e após reiniciar o sistema você conseguirá entrar normalmente na sua sessão padrão ou optar pela sessão do Steam OS mas você deverá escolher o tipo de sessão pela opção destacada abaixo:

 E para iniciar a sessão do Ubuntu normalmente, seleciona a opção Ubuntu (Padrão):

E depois é só entrar com o usuário selecionado:

Desinstalação

Para desinstalar esses pacotes e retirar a sessão do Steam OS do computador, basta abrir o terminal e digitar o seguinte código:

sudo apt-get remove steamos-compositor steamos-modeswitch-inhibitor

Configuração e funcionamento

Ao executar pela primeira vez, você terá que entrar com a sua conta do Steam e seguir os passos seguintes de configuração. O vídeo a seguir mostra o funcionamento da sessão do Steam OS após a execução do tutorial e como é realizada a configuração inicial:

 

Até a próxima!

 
 
 
 

FONTE: WebUpd8